São Paulo, quarta-feira, 30 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Point" perde qualidade no Guarujá

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

A cidade do Guarujá, na Baixada Santista, foi uma das que mais apresentaram queda nas condições de balneabilidade, segundo o relatório da Cetesb.
Em 2003, a cidade tinha seis praias consideradas boas pela agência ambiental, ou seja, que permaneceram próprias durante todo o ano. Entre elas, constavam as praias de Pernambuco, Enseada, Tombo e Guaiúba.
Segundo o relatório que apresenta os números relativos a 2004, as quatro praias passaram a ser classificadas como regulares, com ao menos uma incidência de balneabilidade imprópria em 2004.
De acordo com o diretor de proteção ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Guarujá, Zoênio Garcia Siqueira, quando a prefeitura constata alguma alteração na balneabilidade das praias, faz uma vistoria geral em todos os canais de água pluvial da cidade, além de alertar a Sabesp sobre o problema.
"Temos um trabalho que a gente chama de "caça-esgoto", em parceria com a Sabesp. Com ele, fazemos vistoria em todos os canais para ver se há alguma contribuição anormal", disse. "Pretendemos renovar a parceria do "caça-esgoto" em abril com a Sabesp para intensificarmos o trabalho, que tem sido fundamental."
Segundo Siqueira, há também o projeto Habitar Brasil que pretende, a médio prazo, regularizar o máximo de áreas possíveis na cidade, implantando saneamento básico e diminuindo, assim, a quantidade dos chamados esgotos clandestinos.


Texto Anterior: É proibido nadar: Qualidade das praias piora em SP em 2004
Próximo Texto: Ubatuba é exceção no litoral norte
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.