São Paulo, quarta-feira, 30 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ubatuba é exceção no litoral norte

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Três das quatro cidades do litoral norte do Estado apresentaram piora na condição sanitária das praias em 2004 na comparação com 2003, de acordo com o relatório da Cetesb divulgado ontem.
A exceção foi Ubatuba (224 km de SP), onde, segundo o estudo, a balneabilidade das praias em 2004 foi praticamente a mesma que a verificada em 2003.
A situação mais complicada está em Ilhabela. A cidade teve nove das 11 praias monitoradas consideradas "regulares" durante 2004 (82%), mesmo índice de 2003.
Das duas praias restantes, uma foi avaliada como "boa" (Saco da Capela); a outra (Pinto), como "má". Em São Sebastião, a porcentagem de praias consideradas "próprias" para o banho (com avaliação ótima ou boa) caiu de 68%, em 2003, para 54%, em 2004.
As praias com a classificação "regular", que eram 32% em 2003, foram a 46% em 2004. Na cidade, 26 praias são monitoradas.
As prefeituras de Ilhabela e São Sebastião culpam a falta de investimento da Sabesp (companhia de saneamento de SP) pela piora na qualidade das praias.
"Ilhabela é o que menos recebeu investimentos da Sabesp", diz a secretária do Meio Ambiente Maria Inez Fazzini Biondi.
A secretária disse que espera que o relatório da Cetesb mostre melhora na condição das praias da cidade como resultado dos investimentos feitos pela prefeitura. Segundo Biondi, a Sabesp deve investir R$ 17 milhões em saneamento na cidade até 2010.


Texto Anterior: "Point" perde qualidade no Guarujá
Próximo Texto: Casal reclama da água em Santos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.