São Paulo, segunda-feira, 30 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo tem 2.200 cadastrados

DA REPORTAGEM LOCAL

O Centro de Voluntariado de São Paulo tem atualmente cerca de 2.200 jovens cadastrados, entre 12 e 20 anos, para participar de algum tipo de trabalho voluntário.
A estudante Bruna Fernandes, 15, diz que sempre se interessou em ajudar. Desde 98, ela participa de campanhas organizadas pela escola para arrecadar alimentos.
No ano passado, Bruna descobriu o Centro de Voluntariado, assistiu a uma palestra informativa sobre o trabalho e passou a procurar entidades que precisassem de ajuda.
Segundo ela, nenhuma das entidades aceitava voluntários que não fossem profissionais. "Na minha classe, somos 30 alunos, se cada um se dispusesse a ajudar cinco crianças nos estudos, seriam 150 crianças aprendendo melhor", afirma.
Para André Serrano Rubim, 15, a experiência foi mais bem-sucedida. Rubim procurou o centro e foi encaminhado à Fundação Hope de Apoio à Criança com Câncer. Há sete meses, ele, que tem uma banda, dedica-se a ensinar noções básicas de música às crianças da instituição.
A Hope recebe crianças carentes com câncer vindas de várias partes do país e oferece moradia, alimentação, transporte e serviços diversos, todos gratuitos, aos doentes e a seus acompanhantes.
"As crianças sofrem muito. Além das dificuldades do tratamento, elas têm de passar pela experiência de estar sempre em lugares diferentes. Por isso, uso a música como forma de socialização entre elas."
Segundo o diretor técnico da Fundação Hope, o cirurgião vascular Luiz Arnaldo Pipino, a casa, que atende uma média de 2.000 pessoas por ano, vive essencialmente de doações.
"Para nós, o trabalho voluntário é fundamental, à medida que não dispomos de recursos para pagar muitos funcionários."
A Hope conta com cerca de 70 voluntários fixos e mais 300 que fazem atividades esporádicas.
Segundo a fundadora da instituição, Claudia Bonfiglioli, o jovem consegue se adequar perfeitamente ao trabalho voluntário por ter mais tempo livre e não estar envolvido nos problemas e responsabilidades da vida adulta.
O Centro de Voluntariado de São Paulo, realiza no dia 15, às 18h, um encontro com representantes de 70 escolas da capital para incentivar o voluntariado entre adolescentes. Será lançado também um concurso para estimular o trabalho de jovens voluntários.
O centro fica na avenida Paulista, 1.294 10º andar. (MD)



Texto Anterior: Voluntariado: Adolescente adere ao trabalho voluntário
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.