São Paulo, sexta-feira, 30 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vacina contra gripe suína some das clínicas privadas

Lista de espera é de mil pessoas em apenas uma clínica de SP; doses devem chegar até o fim de maio

DO "AGORA"

Parte da população que não está incluída na campanha nacional de vacinação contra a gripe suína por conta da faixa etária enfrenta dificuldades para encontrar a vacina fora da rede pública. Por causa da grande procura, a maioria das clínicas da rede privada está com falta da vacina.
A fila de espera pelas doses chega a mil pessoas só em uma clínica particular da capital paulista. Segundo a auxiliar de enfermagem Rene Silva, 30 anos, de uma clínica no Cambuci (região central de SP), a quantidade de doses enviadas foi insuficente para atender a demanda. "Recebemos, no dia 23 de abril, apenas 150 doses. Agora, por falta da vacina, paramos de fazer as imunizações", afirmou Rene.
A reportagem ligou ontem para outras quatro clínicas da capital. Nenhuma delas oferecia a vacina. Os atendentes informaram que o estoque da vacina tinha acabado
Segundo Renato Kfouri, diretor da Associação Brasileira de Imunizações (Sbim), entidade que representa as clínicas particulares, "a quantidade de vacinas enviadas para as clinicas é muito pequena". "A autorização inicial de apenas um laboratório pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para realizar a venda é insuficiente com tanta demanda", disse Kfouri.
Conforme a Folha mostrou ontem, o medo de pegar a doença tem levado muitas pessoas que estão fora do grupo de risco a mentir para tomar a vacina em postos de saúde.
Doenças respiratórias e diabetes são as desculpas mais comuns utilizadas por quem quer tomar a vacina -já que nenhum documento é exigido pelas unidades da rede pública na hora da aplicação.

Previsão
A assessoria de imprensa do laboratório Sanofi Pasteur, o único que realiza a venda de lotes para as clínicas particulares até o momento, foi procurada pela reportagem na tarde de ontem, mas ninguém da assessoria foi encontrado.
A reportagem ligou para a entidade das 16h de ontem até a conclusão desta edição, mas ninguém atendia o telefone e a ligação caía sempre em uma caixa postal.
Clínicas particulares disseram que o lote das vacinas deverá chegar até a segunda quinzena de maio. (KARINA CHIMENTI)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Rio: Polícia aponta negligência na morte da mãe do menino Sean
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.