São Paulo, sábado, 30 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

por aí

Palácio da vez

No seu 87º aniversário, Palácio das Indústrias ganha tour que explica sua peculiar arquitetura

A arquitetura eclética do Palácio das Indústrias, no parque Dom Pedro 2º (centro), será tema, em maio, de um tour histórico que marca o 87º aniversário do edifício.
Inspirado em várias correntes europeias, o prédio foi do apogeu -nasceu como pavilhão de exposições e recebeu a Assembleia nos anos 1940- à decadência -na década de 1970, até IML abrigou.
Desde 2009, fim do seu segundo restauro, o palácio é sede do Museu Catavento, do Estado, que recebe cerca de 9.000 visitantes por semana.
Agora, surge como uma das âncoras de um plano da prefeitura para revitalizar a região do Mercado Municipal, ao qual será ligado por um bulevar, conforme mostrou a Folha na terça.
A primeira restauração do edifício, para receber a prefeitura, que lá ficou de 1992 a 2004, foi feita por Lina Bo Bardi (1914-1992). Numa das salas do museu, há uma mesa projetada pela arquiteta.
Além do estilo peculiar, há ainda vitrais feitos por Con-rado Filho, que também coloriu as janelas do Mercadão.

PALÁCIO DAS INDÚSTRIAS
ONDE Pq. Dom Pedro 2º, centro
QUANTO R$ 6 (meia a R$ 3)
QUANDO O museu fica aberto das 9h às 17h (3ª a domingo). O tour histórico irá ocorrer de 17 a 22/5
TELEFONE 0/xx/11/3246-4137

CURIOSIDADES

DEMORA
A construção levou 13 anos (1911-1924), pois era difícil fabricar materiais no país -em um período de Primeira Guerra Mundial (1914-1918), não dava para importar

A EUROPA É AQUI
Os cães de pedra da fachada refletiam a preocupação europeia em mostrar que os locais eram vigiados

GALA
A hoje sala azul foi feita para receber bailes. Para que mulheres e seus longos vestidos pudessem subir, a escadaria recebeu degraus baixos e largos

Fonte: Educadores do Museu Catavento



NÃO É POR AÍ

Quadra ruim Jogar tênis em parte das quadras do Parque Esportivo do Trabalhador, no Tatuapé (zona leste), anda difícil. Segundo a Secretaria Municipal de Esportes, em até um mês haverá nova pintura, iluminação e reforma no piso.

por ALESSANDRA BALLES, com ADRIANO BRITO


Texto Anterior: Análise/Tráfico internacional de armas: Combater arma de fora e daqui é diferente
Próximo Texto: Bichos - Vivien Lando: Novos amigos de infância
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.