UOL


São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA

Secretaria diz que faltou prova

Rio arquivou apuração pedida pelo Exército

DA SUCURSAL DO RIO

O subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança do Rio, Romeu Ferreira, afirmou ontem que recomendou o arquivamento em março de 1999, por falta de provas, de uma investigação sobre a suposta ligação entre o atual secretário estadual de Esportes, Francisco de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, e o traficante Francisco Paulo Testas Monteiro, o Tuchinha, hoje preso. A apuração foi pedida em dossiê enviado à secretaria pelo Centro de Inteligência do Exército.
O subsecretário afirmou que Chiquinho da Mangueira tem relações com o tráfico, "mas não uma relação criminosa". Seria, segundo ele, uma relação como a de outros dirigentes comunitários do Rio, para obter permissão para fazer trabalho social nas favelas.
Romeu Ferreira, que é coronel reformado do Exército e na época chefiava o Cisp (Centro de Inteligência de Segurança Pública), disse que o documento militar lhe pareceu "fantasioso e baseado na teoria da conspiração".
Trechos do documento militar foram publicados ontem pelo jornal "O Globo". O pedido feito à Secretaria de Segurança buscava comprovar ligações entre líderes comunitários de favelas, incluindo Chiquinho da Mangueira, com traficantes e dois membros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
Os colombianos Olivério Medina (cujo nome verdadeiro é Francisco Collaso) e Hernan Ramírez estavam, na época, tentando abrir um escritório político-diplomático das Farc no Brasil. Pelo documento, eles teriam se encontrado com o presidente da associação de moradores do Buraco Quente, na Mangueira.
As Forças Armadas suspeitavam que as Farc iriam ministrar cursos de guerrilha para traficantes do Rio. Ferreira disse que, para continuar a investigação, teria que fazer escuta telefônica, mas não encontrou elementos para transformar a investigação em inquérito, o que permitiria obter autorização judicial para a escuta.


Texto Anterior: Êxodo brasileiro: Mais de 100 mil deixam o país por ano
Próximo Texto: Panorâmica - Saúde: Campinas investiga caso de febre maculosa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.