São Paulo, Quarta-feira, 30 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garib deve ter calma, diz deputado cassado

RODRIGO VERGARA
da Reportagem Local

Calma, fé em Deus e união com a família. Foram esses os conselhos do empresário Jacob Lopes ao deputado estadual Hanna Garib (suspenso do PPB) caso a Assembléia Legislativa de São Paulo cassasse seu mandato ontem.
Lopes, que era filiado ao PMDB, fala com experiência própria. Natural do município de Mogi das Cruzes (Grande São Paulo), é hoje o único deputado paulista já cassado por seus colegas, por denúncias de corrupção.
A cassação ocorreu em 1986, quatro meses antes do final da legislatura e três anos depois da denúncia que causou a condenação do deputado.
A acusação partiu do dono de uma empresa de ônibus intermunicipal de Mogi das Cruzes, segundo o qual Lopes pediu propina para negociar linhas de ônibus com a Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos.
As conversas foram gravadas.
Família tradicional na política local de Mogi das Cruzes, os Lopes perderam espaço político e dinheiro após a cassação de Jacob.
"Entrei na política rico e saí remediado", diz ele, cuja empresa de mineração, próspera há dez anos, está concordatária.
A vida política do sobrenome Lopes ainda tentou uma continuidade em 92, com a candidatura do filho de Jacob, em 92, a prefeito de Mogi das Cruzes.
Mas, nas palavras do deputado cassado, "ele foi derrotado por uma coalizão de todos contra um".

Lama
Jacob diz que, nos dias que sucederam sua cassação, remoeu os acontecimentos e se arrependeu de não ter sido mais agressivo.
"Se tivesse jogado lama no ventilador logo no começo, o processo seria abortado. Eu tinha muita munição contra muita gente no governo, mas quis poupar alguns amigos e acabei me ferrando", afirmou Jacob.
Hoje, no entanto, o ex-deputado acha que fez bem.
"Se tivesse denunciado, talvez tivesse abusado do conhecimento que me foi dado. Foi bom ter esperado a cabeça esfriar. Recomendo calma ao Garib."


Texto Anterior: Deputados de SP cassam Hanna Garib
Próximo Texto: Suplente já defendeu Maluf
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.