São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretaria da Saúde do Rio Grande do Norte confirma surto de rubéola

ANDRÉA DE LIMA
DA AGÊNCIA FOLHA

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Norte confirmou um surto de rubéola no Estado. Desde o início deste ano foram notificados 1.178 casos da doença. Desses, 405 foram confirmados por meio de exames laboratoriais. Em Natal estão 85% dos casos confirmados.
Dos 166 municípios potiguares, 27 registraram a ocorrência do vírus. O maior número de casos está localizado na faixa etária de 10 a 39 anos (62% dos casos entre mulheres). Locais fechados com grande concentração de pessoas aumentam o risco de contágio.
"Até o ano passado, imunizávamos apenas crianças até 5 anos. A partir deste ano, estamos aplicando a vacina dupla viral (contra sarampo e rubéola) em crianças até 11 anos", afirmou a coordenadora de sarampo e rubéola da secretaria, enfermeira Maria Antonieta Delgado Marinho.
Segundo ela, o avanço do surto no último ano ocorreu pela falta de cobertura da vacina entre as crianças mais velhas.
A secretaria informou que os primeiros registros sistematizados de rubéola no Estado ocorreram em 92, quando foi lançado o plano de erradicação do sarampo.
Maria Antonieta afirmou que o estoque de vacinas repassado pela Funasa (Fundação Nacional da Saúde) é suficiente.

Contágio
O contágio ocorre pelas vias aéreas superiores. Entre os sintomas estão febre baixa, dores nas articulações e pintas no corpo.
"Contagiosa, a doença representa risco especial às gestantes. A síndrome da rubéola congênita pode afetar as mães, com aborto espontâneo, e o feto, com problemas que vão da má-formação de órgãos da criança ao retardo mental. Além de surdez, catarata, microencefalia e glaucoma", disse a enfermeira.


Texto Anterior: Serra compra medicamento sem apresentar a receita obrigatória
Próximo Texto: Campanha de aleitamento materno vai ter a participação de carteiros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.