São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanha de aleitamento materno vai ter a participação de carteiros

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A partir da primeira semana de outubro os carteiros vão participar da campanha do governo federal de incentivo ao aleitamento materno. A medida foi anunciada ontem pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em programa de rádio semanal "Palavra do Presidente".
A previsão é que esses profissionais cheguem a 400 mil gestantes e crianças menores de 1 ano de idade nas regiões Norte e Centro-Oeste do país.
"Esse novo exército de promotores da saúde vai entrar em ação na Semana Nacional e Internacional de Aleitamento Materno", disse o presidente.
De acordo com FHC, 3.000 carteiros já foram treinados no programa Carteiro Amigo, que combina o trabalho de entrega de correspondência com a divulgação de informações sobre o aleitamento materno.
O programa foi implantado inicialmente pelo governo do Ceará, em 1995. O governo federal encampou a idéia e estendeu o programa para todos os Estados do Nordeste.
"Os carteiros, você sabe, são profissionais respeitados e conhecidos na comunidade", disse o presidente.
De acordo com FHC, 89% dos carteiros do Nordeste distribuem folhetos para as mães com filhos menores de 1 ano de idade.
Os carteiros também orientam as famílias sobre uma alimentação adequada, além de tirar as dúvidas mais frequentes sobre aleitamento materno.
O programa Carteiro Amigo é uma parceria entre a Empresa de Correios e Telégrafos, o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais da Saúde.
Outros 2.500 carteiros estão sendo treinados no Norte e no Centro-Oeste. "Em um ano, mais de 300 mil mães receberam informações", disse o presidente.


Texto Anterior: Secretaria da Saúde do Rio Grande do Norte confirma surto de rubéola
Próximo Texto: Panorâmica: Cidades podem perder verba para merenda por não ter conselho de alimentação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.