São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Ministério distribuirá 18 milhões de dicionários a alunos de escolas públicas

O MEC vai comprar neste ano 18 milhões de minidicionários para distribuir para alunos de 1ª a 4ª séries de escolas públicas.
O ministro Paulo Renato Souza (Educação) afirma que a compra dos dicionários será possível por causa da otimização dos gastos com o Programa Nacional do Livro Didático. "Conseguimos diminuir o custo do livro e, com a verba que sobrou, compraremos os dicionários", diz o ministro.
Os dicionários a serem comprados passarão antes por uma comissão de avaliação formada por professores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). O MEC divulgará uma lista dos aprovados para que cada professor indique o melhor para a seus alunos.
A partir do ano que vem, a idéia é que todos os alunos de 1ª série recebam um dicionário no início do ano letivo.
Paulo Renato Souza comentou reportagem publicada ontem pela Folha, que mostrava que apenas 4% das escolas atendidas pelo Fundescola (Fundo de Fortalecimento da Escola) tinham dicionário em sala de aula. "As escolas atendidas pelo Fundescola são justamente as que estão em pior situação no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O objetivo da pesquisa foi detectar as deficiências para, a partir daí, melhorar a infra-estrutura das salas de aula", afirma.
Ele diz também que a pesquisa foi feita com base em dados de 1997 e 1998. "O Fundescola foi criado em 1998 pelo MEC justamente para resolver os problemas detectados na pesquisa", diz o ministro. Até 2006, será investido US$ 1,3 bilhão.
A primeira etapa do Fundescola prevê de 1998 até o fim deste ano investimentos de US$ 125 milhões. (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Panorâmica: Cidades podem perder verba para merenda por não ter conselho de alimentação
Próximo Texto: Famílias invadem terreno de Naya na Bahia
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.