UOL


São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTO FERREIRA

Deputada afirma que menores revelaram, em depoimento, o uso de carros da prefeitura para levá-las a encontros

CPI investiga se verba pública bancou festas

DIOGO PINHEIRO
DA FOLHA CAMPINAS

A CPI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do Congresso Nacional vai solicitar que seja feita uma varredura nas contas da Câmara e da Prefeitura de Porto Ferreira (228 km de São Paulo).
A suspeita é que as festas com adolescentes da cidade eram patrocinadas com dinheiro público.
Para a relatora da comissão, deputada Maria do Rosário Nunes (PT-RS), há indícios da utilização de recursos públicos para a realização das festas, as quais adolescentes com idades entre 13 e 16 anos seriam aliciadas por vereadores, empresários e comerciantes, mediante pagamentos que variavam entre R$ 30 e R$ 50.
A decisão da comissão foi tomada após 25 depoimentos e 15 horas de audiências, que terminaram na madrugada de ontem. Ao todo, 11 pessoas, entre elas seis vereadores e um servidor municipal, estão presos acusados de corrupção de menores, formação de quadrilha e favorecimento à prostituição, entre outros crimes.
Ainda conforme a deputada, as adolescentes afirmaram que carros da prefeitura eram utilizados para transportá-las para chácaras e ranchos da cidade. "É preciso ampliar as investigações. Alguns depoimentos apontaram para uso de dinheiro público", diz ela.
O pedido da CPI para investigar as contas dos dois órgãos será feito ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) e à Polícia Civil.
O suplente de vereador Valter de Oliveira Mafra (PTB) confirmou, em depoimento à Justiça, a o esquema de corrupção de meninas na cidade. Mafra se entregou anteontem à polícia. Além dele, outras 11 pessoas -entre elas seis vereadores- tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça sob a acusação de corrupção de menores, formação de quadrilha e favorecimento à prostituição.
A assessoria de imprensa da prefeitura e o presidente em exercício da Câmara, Gilson Strozzi (PT), informaram ontem que as contas das duas instituições estão à disposição da CPI e do TCE.


Texto Anterior: Jundiaí: Adolescente morre após trem descarrilar
Próximo Texto: Acidente: Incêndio em pólo da Petrobras no RN fere 5
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.