São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Há previsão de ciclone no Sul

No inverno, cidade registra calor de verão

DA REPORTAGEM LOCAL

O inverno ainda não acabou, mas os paulistanos viveram um calor típico de verão ontem. Os termômetros registraram 33C num mês em que a temperatura média é de 23C. Desde 2000, não havia um dia tão quente nesta época. Em Santos, a temperatura bateu um recorde de 34 anos: 39C -o índice mais alto já registrado no inverno desde 1971.
Quem saiu de casa cedo foi surpreendido pelo calor paulistano. Foi o caso da auxiliar Daniela Silva, 22, que na tarde de ontem voltava para casa de camiseta e com o agasalho na mão.
Até o fim da semana, porém, os casacos e cachecóis voltarão a aparecer nas ruas. A previsão é que um ciclone extratropical seja formado no Rio Grande do Sul entre amanhã e sexta-feira. O fenômeno deve provocar ventos de cerca de 60 km por hora, com rajadas acima de 100 km/hora.
De acordo com o meteorologista Gustavo Escobar, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o ciclone fará com que uma frente fria avance, substituindo a massa de ar quente.
Deve haver queda de temperatura nos Estados da região Sul, no Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso, em Roraima, no Acre e na região oeste de São Paulo.
Segundo boletins divulgados pelo Inpe, com a chegada do ciclone a temperatura deve cair de 10C a 15C em 24 horas.
Boa notícia para quem não gostou do calor. "É desconfortável trabalhar no calor porque a gente fica suando dentro do carro", comentou um taxista da praça da República (centro de São Paulo), que não quis se identificar.
Em Bagé (RS), as fortes chuvas previstas desde o fim de semana danificaram ontem 232 casas. A prefeitura decretou, no início da noite, situação de emergência. Além de Bagé, foram atingidas as cidades de Candiota e Santana do Livramento, todas na fronteira oeste do Estado. Mais de mil pessoas ficaram desabrigadas.


Colaborou a Agência Folha

Texto Anterior: Maria Inês Dolci: Gás hilariante e poucas luzes
Próximo Texto: Panorâmica - Saúde pública: Em quatro dias, três pessoas morrem de raiva em Minas Gerais e no Maranhão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.