São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vila Olímpia, Pinheiros e Moema perdem vagas na rua

A partir de segunda, principais vias desses bairros terão restrição de estacionamento

Mudança segue modelo do que foi feito nos Jardins no início do mês; meta da prefeitura é aumentar a fluidez dos veículos

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de segunda-feira, algumas das principais vias dos bairros de Moema (região sul), Pinheiros e Vila Olímpia (região oeste) terão menos vagas de estacionamento na rua.
A intenção da gestão Gilberto Kassab (DEM) é liberar mais espaço para a fluidez dos automóveis -uma forma de combater a alta dos congestionamentos, às vésperas da eleição.
As restrições ocorrerão em 13 ruas dos três bairros. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não informou, no entanto, a quantidade de vagas livres (onde não é cobrada zona azul) que serão suprimidas. Segundo a companhia, cem novas vagas de zona azul serão criadas em Moema e na Vila Olímpia.
A medida segue o mesmo modelo das restrições que começaram a valer nos Jardins e Consolação (zona oeste) no início do mês, onde 23% das vagas foram suprimidas. Desde então, motoristas dizem ter notado melhoria da fluidez, embora o preço cobrado pela vaga por alguns estacionamentos privados tenha aumentado.
Em boa parte das vias onde já havia zona azul em Pinheiros, Moema e Vila Olímpia, o horário permitido será reduzido em até cinco horas.
Vagas para carga e descarga de caminhões serão totalmente proibidas nas ruas Teodoro Sampaio e Cardeal Arcoverde, em Pinheiros. Segundo a CET, serão criadas 11 vagas para caminhões, mas a companhia não informou a localização delas.
Para as motos, serão criados três bolsões. Serão 12 vagas na rua Funchal, dez na rua Helena e oito na rua do Rocio.
Segundo a Secretaria dos Transportes, as mudanças foram definidas após estudossobre um grande número de vagas ociosas nesses locais.
As ruas atingidas são: Teodoro Sampaio, Cardeal Arcoverde e Henrique Schaumann (Pinheiros); Funchal, Helena, Senegâmbia, do Rócio, Elvira Ferraz, Quatá e Gomes de Carvalho (Vila Olímpia); Bento de Andrade, Bueno Brandão e al. dos Arapanés (Moema).

Balanço
A CET divulgou ontem um balanço do primeiro mês do rodízio para caminhões nas marginais.
Na comparação com agosto de 2007, a melhoria foi de 9% -menor que a previsão da prefeitura, de redução da lentidão entre 14% e 17%.
A Secretaria deu duas justificativas para o índice: o fato de, em agosto passado, a capital paulista ter 400 mil veículos a menos e a influência de chuvas e acidentes.


NA INTERNET
www.folha.com.br/082423
Confira a lista completa das ruas e as alterações de estacionamento




Texto Anterior: José Roberto Coelho da Rocha (1940-2008): O nefrologista futebolista de Ipanem
Próximo Texto: Bahia: Acidente entre microônibus e Kombi mata 9
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.