São Paulo, sábado, 30 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio Claro utiliza rottweiler para tentar conter aumento de crimes

DA FOLHA CAMPINAS E
FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

A Polícia Militar de Rio Claro (175 km de São Paulo) utiliza seis cães da raça rottweiler no policiamento para tentar dar a "sensação de segurança" para os moradores e diminuir o índice de criminalidade na cidade.
Segundo a Delegacia Seccional de Polícia de Rio Claro, o número de ocorrências subiu de 7.686, de janeiro a agosto de 99, para 8.657 no mesmo período deste ano.
O tenente da PM Lideraldo Silva disse acreditar que, com os cães na ronda, os criminosos vão se intimidar com a presença de soldados e cães nas ruas. "Dá uma sensação de segurança ao cidadão e de insegurança ao criminoso."
Os cães são treinados também para farejar drogas e objetos metálicos em uma pessoa.
Os animais podem fazer revista pessoal, o que deixa os PMs livres para acompanhar à distância um suspeito. O treinamento dos rottweilers dura até seis meses.
Os cães serão usados também para tentar reaproximar a PM da população. "Quando uma criança vê o cachorro, quer chegar perto, pegar nele", disse o tenente.
Para o secretário da Segurança Pública, Marcos Antônio Queiroz, os cães são "armas" eficientes no controle de multidão e fazem o trabalho de quatro a cinco policiais. "Se a nova medida for adotada para o policiamento preventivo, poderá ajudar a baixar os índices de criminalidade em Rio Claro", afirmou.
A medida já foi adotada no Horto Florestal da cidade, usado por usuários de drogas e no desmanche de carros, segundo a polícia.
Dados da Polícia Civil indicam que as ocorrências por uso de droga subiram de 58, de janeiro a agosto de 99, para 74 no mesmo período deste ano. Os roubos de veículos saltaram de 59, de janeiro a agosto de 99, para 106, no mesmo intervalo deste ano.



Texto Anterior: Segurança: Litoral norte terá 900 PMs durante o verão
Próximo Texto: Gari é esfaqueada após negar comida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.