São Paulo, sábado, 30 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

URBANISMO
Liminar impede licença para construção de novos apart-hotéis no Rio

O desembargador Antônio Eduardo Ferreira Duarte, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado, concedeu ontem liminar que impede o licenciamento para a construção de novos apart-hotéis no Rio.
A liminar suspende os efeitos da lei aprovada em outubro do ano passado que autorizou a volta dos apart-hotéis, após uma proibição de 15 anos. A lei, encaminhada pelo prefeito Luiz Paulo Conde (PFL) e aprovada por unanimidade na Câmara, permite a construção de apartamentos de 30 metros quadrados de área e com uma vaga de garagem para duas unidades.
A lei, que provocou uma onda de aquisições dos edifícios de até três andares que ainda restam na zona sul, foi rejeitada pelas associações de moradores e se transformou em um dos principais assuntos da campanha eleitoral. Entre os candidatos majoritários, só é defendida por Conde, que disputa a reeleição.
A liminar foi concedida atendendo a uma ação de inconstitucionalidade movida pelo PSDB. O mérito ainda não foi julgado.
Até que isso aconteça, a decisão do desembargador provoca a suspensão das licenças em estudo na Prefeitura do Rio.
"O que importa salientar é a possibilidade de o modelo trazido com a lei acabar fugindo ao controle da administração e sujeitar-se a um eventual monitoramento por parte do capital especulativo urbano", afirmou o desembargador.
Duarte requisitou informações sobre a lei à Câmara. A Procuradoria Geral de Justiça do Estado e a Procuradoria Geral do Estado também foram intimadas a se manifestar.
A assessoria da Prefeitura do Rio informou que ainda não havia recebido comunicação do Tribunal sobre a decisão a respeito do assunto, mas que estava disposta a cumprir a liminar. (DA SUCURSAL DO RIO)

Texto Anterior: Patrimônio: Paraná vai restaurar caminho histórico
Próximo Texto: Explosão em um galpão com fogos de artifício mata duas pessoas e fere cinco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.