São Paulo, sábado, 30 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Receitas dão espaço para as superstições, como a que obriga a comer lentilhas

Ingredientes trazem sorte para o Ano Novo



DA REPORTAGEM LOCAL

Todo fim de ano, principalmente na noite de réveillon, não faltam brincadeiras, rezas e até mesmo simpatias. Vale tudo para se despedir do ano que termina e ter sorte no ano que se inicia: pular sete ondas, usar roupas brancas ou comer doze uvas (que acompanham um pedido para cada mês do ano).
Há quem acredite, por exemplo, que em noite de réveillon não se deve comer carne bovina, muito menos de porco. Quem quiser apostar nessa tradição não pode deixar faltar em sua ceia de Ano Novo o tradicional peixe ou algum outro tipo de fruto do mar.
Para os afeitos às simpatias, reza a lenda que comer um prato de lentilhas na noite da virada faz com que o ano que se inicia seja de muita fartura financeira.

Sugestões
Chefs de restaurantes paulistanos especializados em peixes e frutos do mar sugerem receitas fáceis e rápidas para quem for passar o réveillon à beira-mar. As dicas aliam o sabor à praticidade, sem deixar de lado as crenças e superstições.
Tadeu Masano, proprietário do premiado Amadeus, ensina a preparar um hadoque ao "mar do Norte". Além de ser à base de peixe, o prato, de sua autoria, é acompanhado de lentilhas.
Outro tradicional restaurante do ramo, o La Trainera, cuja cozinha é comandada pelo chef André Lima, indica uma salada com lagostas e camarões que pode ser servida como entrada.
Para beber, o Sam Coquetel -com saquê e Cointreau- é a dica de Carlos Almeida, do bar Sam & Brothers.
Derivan Ferreira de Souza, do Bistrô, criou um drinque especialmente para a virada do ano. O Happy New Year Ponche leva frutas, vinho branco, conhaque e licor de pêssego.

Leia mais sobre a alta temporada no Verão Online

Texto Anterior: Baixada: Espetáculos de música e luz animam a virada
Próximo Texto: Receita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.