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Rio-Santos vai ter 1ª reforma em dez anos
DA REPORTAGEM LOCAL
Pela primeira vez nos últimos
dez anos, a rodovia Rio-Santos,
que liga os litorais sul e norte de
São Paulo, passará por obras de
recapeamento, sinalização, recuperação de acostamento e implantação de terceiras faixas. As
reformas vão começar depois do
Carnaval de 2002 e poderão se estender até 2005.
As melhorias fazem parte do
Programa de Recuperação de Rodovias, criado pelo governo estadual em 1999, com financiamento
do BID (Banco Interamericano de
Desenvolvimento). A previsão do
DER (Departamento de Estradas
de Rodagem) é gastar em torno de
R$ 115 milhões na Rio-Santos.
As obras devem facilitar os acessos às praias de Boracéia, Camburi, Maresias, Boiçucanga e Ubatuba, entre outras, mas não vão englobar a retomada de pontes e viadutos da estrada, que começaram
a ser construídos nos anos 70 e
que permanecem abandonados.
Interesse turístico
O DNER, órgão do governo federal, chegou a gastar U$ 33 milhões em quatro lotes de ampliação da rodovia, executou quase
40% dos projetos de 1975 a 1978,
mas descarta concluir os esqueletos que estão localizados em meio
à Serra do Mar e integram a paisagem entre os municípios de São
Sebastião e Caraguatatuba.
"A intenção do governo militar
era oferecer uma alternativa à Dutra, mas faltaram recursos depois
da crise do petróleo. Hoje, para a
gente, é inviável, não faria sentido.
A característica é exclusivamente
turística, e não de interesse nacional", afirma Deuzedir Martins, diretor do DNER em São Paulo.
Defendida pelas prefeituras do
litoral norte e criticada por ambientalistas, a construção chegou
a ser investigada pela CPI das
Obras Inacabadas, na Câmara dos
Deputados. Martins defende que
ela seja retomada pelo governo
estadual, que atualmente administra esse trecho da Rio-Santos.
Recapeamento
A última vez que a rodovia Rio-Santos sofreu recapeamento foi
no começo da década de 90, em
dois trechos que somam 40 km de
extensão (entre Ubatuba e a praia
da Lagoinha e entre Caraguatatuba e São Sebastião).
Desta vez, a reforma será em 181
km da estrada, do km 53,6 ao km
100 (Ubatuba/Caraguatatuba), do
km 102,2 ao km 119,8 (Caraguatatuba/São Sebastião), do km 127,4
ao km 162,3 (São Sebastião/Ponte
do rio Boissucanga), do km 162,3
ao km 191 (Ponte do rio Boissucanga/Boracéia), do km 191 ao km
220,4 (Boracéia/Sesc Bertioga) e
do km 220,4 ao km 247,6 (Sesc
Bertioga/SP-248).
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