São Paulo, domingo, 30 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio-Santos vai ter 1ª reforma em dez anos

DA REPORTAGEM LOCAL

Pela primeira vez nos últimos dez anos, a rodovia Rio-Santos, que liga os litorais sul e norte de São Paulo, passará por obras de recapeamento, sinalização, recuperação de acostamento e implantação de terceiras faixas. As reformas vão começar depois do Carnaval de 2002 e poderão se estender até 2005.
As melhorias fazem parte do Programa de Recuperação de Rodovias, criado pelo governo estadual em 1999, com financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A previsão do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) é gastar em torno de R$ 115 milhões na Rio-Santos.
As obras devem facilitar os acessos às praias de Boracéia, Camburi, Maresias, Boiçucanga e Ubatuba, entre outras, mas não vão englobar a retomada de pontes e viadutos da estrada, que começaram a ser construídos nos anos 70 e que permanecem abandonados.

Interesse turístico
O DNER, órgão do governo federal, chegou a gastar U$ 33 milhões em quatro lotes de ampliação da rodovia, executou quase 40% dos projetos de 1975 a 1978, mas descarta concluir os esqueletos que estão localizados em meio à Serra do Mar e integram a paisagem entre os municípios de São Sebastião e Caraguatatuba.
"A intenção do governo militar era oferecer uma alternativa à Dutra, mas faltaram recursos depois da crise do petróleo. Hoje, para a gente, é inviável, não faria sentido. A característica é exclusivamente turística, e não de interesse nacional", afirma Deuzedir Martins, diretor do DNER em São Paulo.
Defendida pelas prefeituras do litoral norte e criticada por ambientalistas, a construção chegou a ser investigada pela CPI das Obras Inacabadas, na Câmara dos Deputados. Martins defende que ela seja retomada pelo governo estadual, que atualmente administra esse trecho da Rio-Santos.

Recapeamento
A última vez que a rodovia Rio-Santos sofreu recapeamento foi no começo da década de 90, em dois trechos que somam 40 km de extensão (entre Ubatuba e a praia da Lagoinha e entre Caraguatatuba e São Sebastião).
Desta vez, a reforma será em 181 km da estrada, do km 53,6 ao km 100 (Ubatuba/Caraguatatuba), do km 102,2 ao km 119,8 (Caraguatatuba/São Sebastião), do km 127,4 ao km 162,3 (São Sebastião/Ponte do rio Boissucanga), do km 162,3 ao km 191 (Ponte do rio Boissucanga/Boracéia), do km 191 ao km 220,4 (Boracéia/Sesc Bertioga) e do km 220,4 ao km 247,6 (Sesc Bertioga/SP-248).


Texto Anterior: Obra deverá ser bancada por concessionária
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: O ano em que o brasileiro começou a perder a infantilidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.