São Paulo, quinta-feira, 30 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Renda de idoso sustenta família

DA SUCURSAL DO RIO

Uma nova pesquisa do IBGE feita a partir de dados do Censo 2000 indica que já não é mais verdadeira a imagem de que os idosos são quase sempre dependentes financeiramente dos filhos e de outras pessoas em idade ativa.
Pelo contrário, a pesquisa Indicadores Sociais Municipais, divulgada ontem, mostra que 44% da população com mais de 60 anos no Brasil é responsável por garantir mais da metade da renda dos domicílios onde vivem.
No caso de mais de um quarto (27%) dos idosos brasileiros, quase todo o rendimento do domicílio onde vivem -90%- é garantido pela sua renda.
Mesmo quando eles não são responsáveis por mais de a metade da renda domiciliar, a contribuição dos idosos é significativa. Em 2000, 26% dos idosos contribuíam com entre 30% a 50% da renda total de sua residência.
O estudo mostra também que o impacto dos idosos na renda da família varia segundo o tamanho do município. Em cidades com menos de 5.000 habitantes (em grande parte na área rural) 77% dos brasileiros com mais de 60 anos já estavam aposentados.


Texto Anterior: Retrato do Brasil: Uma a cada cinco famílias corre risco social, afirma IBGE
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.