São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corrupção lidera reclamações em SP

da Reportagem Local

A corrupção encabeça a lista de queixas da população paulista contra a Polícia Civil. Segundo a Ouvidoria da Polícia de São Paulo, que recebe as reclamações, os casos são isolados e atingem principalmente o baixo e o médio escalões da estrutura policial.
"Não existe um esquema estruturado de corrupção, nem a possibilidade de as cúpulas das polícias paulistas estarem envolvidas", disse o ouvidor, Benedito Domingos Mariano.
De acordo com ele, no ano passado foram registradas 91 denúncias contra policiais civis envolvidos com o narcotráfico e 38 contra policiais militares.
Os casos de extorsão envolveram 156 denúncias contra policiais civis e 64 contra militares em 99. Foram registrados ainda 21 supostos envolvimentos de policiais civis em roubos de cargas e sete de militares.
Segundo o ouvidor, entre novembro de 95, quando a Ouvidoria de São Paulo foi criada, e 31 de dezembro de 99, um total de 2.533 policiais (2.103 policiais militares e 430 civis) foram afastados de suas funções.
O efetivo das Polícias Militar e Civil é de 118 mil policiais. Desse total, 69% são militares. (SA)

Texto Anterior: Deputado nega conhecer Beira-Mar
Próximo Texto: Telefonia: Anatel divulga tarifas de ligação interurbana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.