São Paulo, quinta-feira, 31 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder tenta organizar filial da facção no DF

LEILA SUWWAN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Marcos Herbas Camacho, 33, o Marcola, que estava na área de segurança máxima, em cela isolada, foi transferido para uma cela comum e já tenta organizar, segundo a polícia, uma filial do PCC (Primeiro Comando da Capital) no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde está preso há quase três meses.
Marcola teria distribuído entre os presos um "estatuto" manuscrito com dez regras, que foi apreendido por agentes penitenciários. Teria ainda usado um celular para ligar para São Paulo.
O preso foi transferido para Brasília em março, a pedido do ministro da Justiça, José Gregori, após ter sido rejeitado pela penitenciária de Ijuí (RS).
O presidiário, um dos líderes do PCC, ajudou a organizar a megarrebelião em 29 penitenciárias de São Paulo em fevereiro.
Segundo a Folha apurou, a sigla do comando brasiliense, P.L.D., significa "Partido Liberdade e Dignidade". O manuscrito teria sido ditado por Marcola a um outro presidiário, Edvando Nascimento Matos, 22, o Pataxó. O celular foi apreendido com Pataxó.
O estatuto determina que seja criado um "caixa" para financiar a compra de drogas "para render e controlar a prisão" e gerar recursos para a aquisição de armas e para organizar fugas.
O juiz Sebastião Coelho da Silva, do Tribunal de Justiça do DF, determinou a transferência de Marcola da ala de segurança máxima para uma cela comum devido a condições inadequadas.
Para Silva, a suposta participação de Marcola na autoria do manuscrito se deve à "conveniência ou incompetência da administração do presídio".
O juiz disse ontem a deputados distritais que não voltará atrás em sua decisão, que deve ser contestada pelo Ministério Público do Distrito Federal.



Texto Anterior: Polícia estoura centrais telefônicas do PCC
Próximo Texto: Panorâmica - Crime: Bando rouba pedágio e joga uma bomba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.