São Paulo, domingo, 31 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro dá dicas sobre melhor maneira de receber deficientes

Com consultoria da vereadora Mara Gabrilli, textos se basearam em entrevistas com cadeirantes, surdos e anões

DA REPORTAGEM LOCAL

Como preparar melhor a casa para a visita de um cego? Como falar com um surdo sem dificultar a leitura labial? É preciso orientar as crianças antes de recepcionar um paraplégico? Autora de 11 livros de etiqueta e comportamento, a consultora Claudia Matarazzo lança em junho "Vai Encarar? - O Mundo (Quase) Invisível de Pessoas com Deficiência", pela editora Melhoramentos, com dicas para algumas das situações descritas acima. Os textos têm como base entrevistas com cadeirantes, surdos, anões, cegos e pessoas com outros tipos de restrições. Alguns deles ganharam perfis na obra, nos quais contam suas histórias. Seus relatos e opiniões contribuem também para capítulos que falam de tópicos como sexo e moda.
A principal consultora é a vereadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), que tem sua participação creditada na capa da obra. Tetraplégica após um acidente de carro, ela diz que é preciso quebrar o gelo na convivência. "Todos os dias, muitas pessoas esticam a mão para me cumprimentar, sem saber que não mexo os braços. A pessoa fica constrangida achando que deu uma gafe enorme, mas para mim não é problema nenhum. Prefiro que não fiquem com medo de se aproximar", diz ela.

"Barreira antecipada"
Para a autora, preparar a casa para receber quem tem deficiência não significa "fazer um cavalo de batalha", mas ser atencioso e gentil, como para qualquer outro convidado. Uma das dicas é não sufocar a curiosidade natural das crianças, proibindo que elas interajam com o convidado. "O menor dos problemas de uma pessoa com deficiência é responder às eventuais perguntas de uma criança [...]. Deixe que conversem e, depois, se perceber que o pequeno está sendo inconveniente, intervenha. Mas nunca antes, criando uma barreira antecipada", diz um dos capítulos. A publicação é acompanhada por audiolivro para deficientes visuais, narrado pela autora.


VAI ENCARAR? - A NAÇÃO (QUASE) INVISÍVEL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Autora: Claudia Matarazzo (consultoria de Mara Gabrilli) Preço: R$ 29 (216 págs.) Lançamento: dia 2 de junho, na livraria Cultura do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073), das 19h às 22h



Texto Anterior: Empresas preferem contratar quem não fuma
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: Você seria professor de escola pública?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.