São Paulo, segunda-feira, 31 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre criador da cirurgia de ponte de safena

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O cirurgião argentino René Favaloro, criador da cirurgia de ponte de safena (revascularização), morreu anteontem na Argentina, aos 77 anos.
A criação de sua técnica de cirurgia, que visa melhorar o fluxo sanguíneo no coração, enxertando veias e artérias de outras partes do corpo próximo aos vasos obstruídos, revolucionou a intervenção cirúrgica de coração no mundo todo.
Favaloro também foi o primeiro médico a realizar um transplante de coração na Argentina.
Em 1992, o jornal norte-americano "The New York Times" o classificou como "herói mundial da medicina".
Ele foi encontrado morto, com um tiro no peito, no banheiro de sua casa. A polícia trabalha com a hipótese de suicídio, supostamente motivado por dificuldades econômicas.
Tulio Huberman, médico e amigo pessoal de Favaloro, ressaltou a hipótese de suicídio ao afirmar que o cirurgião deixou várias cartas a amigos e parentes.
Favaloro também criou uma fundação, que leva o seu nome, destinada a atender doentes de baixa renda. Entre os prêmios que recebeu, obteve, em 1980, o título "Doutor Honoris Causa" da Universidade de Tel Aviv, Israel. O cirurgião se formou médico em 1950.
O presidente da Argentina, Fernando de la Rúa, afirmou que a morte do médico "nos enche de tristeza e profundo pesar" e ressaltou a "dor nacional" pela perda.


Texto Anterior: Guarulhos: Explode galpão com nitrato de potássio
Próximo Texto: Tragédia em Perus: CPTM apura demora para retirar passageiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.