UOL


São Paulo, domingo, 31 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

FDA aprova droga para impotência

JULIO ABRAMCZYK

O FDA (Food and Drug Administration), órgão norte-americano de controle de medicamentos, anuncia em seu site oficial (www.fda.gov) ter aprovado no dia 19 deste mês o Levitra (vardenafil), nova droga de uso oral para o tratamento da disfunção erétil (impotência).
É o segundo produto de uso oral (comprimidos) aprovado para o tratamento do problema. O primeiro foi o sildenafil (Viagra), do laboratório Pfizer. Uma terceira droga, tadalafil (Cialis), desenvolvida pelo laboratório Eli Lilly, deverá chegar ainda neste ano às farmácias americanas.
O uso do vardenafil e do tadalafil já está autorizado em alguns países da Europa, na África do Sul e no Brasil. Aqui, o tadalafil será debatido em simpósio satélite do 58º Congresso Brasileiro de Cardiologia, dia 30 de setembro, em Salvador, Bahia.
O vardenafil é fabricado na Alemanha pelo laboratório Bayer e será distribuído nos Estados Unidos pelo GlaxoSmithKline. Segundo o FDA, o Levitra atua dilatando os vasos sanguíneos do pênis, aumentando o fluxo de sangue no órgão, que produz, dessa forma, a ereção. A dose recomendada é de 10 mg uma hora antes da atividade sexual.
Entre várias contra-indicações, o uso do Levitra não deve ser concomitante com remédios que dilatam as coronárias, como os nitratos, ou com os alfa-bloqueadores, usados no tratamento da hiperplasia benigna da próstata.


Texto Anterior: Entrevista: Cremesp quer órgão médico único
Próximo Texto: Apoio: Doutores da Alegria vão à zona leste de SP
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.