São Paulo, Terça-feira, 31 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avião dos EUA vai monitorar queimadas no país

free-lance para a Folha

Os Estados Unidos irão ceder, por um mês, um avião para monitorar as queimadas da região amazônica. O empréstimo faz parte do convênio assinado ontem entre o Ibama e o Ministério da Agricultura norte-americano.
A iniciativa de monitorar as queimadas de Acre, Rondônia, Mato Grosso e Pará faz parte do Programa ProArco (programa de prevenção e controle às queimadas e aos incêndios florestais na região do desflorestamento). A região é formada pelos Estados de MT, PA, AM, MA, AC, TO e RR.
Este ano, uma área de quase 32 mil hectares -ou 320 km2 (ou 16 mil campos de futebol)- foi desmatada sem autorização nessa região. Até 98, a fiscalização das áreas verdes era quase inexistente nesses Estados.
Há dois meses, foi iniciada a campanha Amazônia Fique Legal, para atenuar o problema.
O acordo entre os países para a redução dos incêndios tem a duração de um ano, enquanto o de manejo florestal (corte controlado de árvores) vai até 2003.
Os projetos custaram US$ 600 mil e também pretendem analisar as mudanças no ecossistema.


Texto Anterior: Fumaça fecha aeroporto
Próximo Texto: Leishmaniose cresce 143% em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.