São Paulo, Domingo, 31 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

38 fogem da Febem 1 dia após visita de Covas

da Reportagem Local


Trinta e oito internos fugiram ontem de duas unidades da Febem na cidade de São Paulo. Pela manhã, 15 adolescentes escaparam da unidade do Tatuapé (zona sudeste de São Paulo), quando estavam sendo levados para a piscina.
Essa fuga aconteceu um dia após a visita do governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), ao local. Ontem, Covas considerou a fuga do Tatuapé uma "agressão psicológica" dos menores contra ele (veja texto abaixo).
No final da tarde, outros 23 menores fugiram da unidade educacional do Brás (região central). Eles simularam uma briga, renderam uma monitora, obrigando-a a abrir as portas. Até as 20h de ontem, sete fugitivos já haviam sido recapturados.

Tatuapé
A fuga do Tatuapé ocorreu apesar de o local estar ocupado pela Polícia Militar desde a última segunda-feira, quando houve um início de rebelião na unidade. Segundo a Febem, todos os internos haviam sido recapturados.
Os fugitivos são da unidade 12, que abriga internos que cometeram crimes graves, como estupro, sequestro e homicídio.
A maioria deles foi recapturada no mesmo quarteirão da unidade, que estava cercado pela PM.
Outros dois menores se esconderam em uma fábrica abandonada, ao lado da unidade. A tropa de choque da PM foi chamada para reforçar o policiamento e realizar uma varredura dentro da fábrica e ao redor da unidade.
Segundo a direção da Febem, não houve início de rebelião. Cerca de 1.100 menores continuam internados no Tatuapé.
Na última segunda, um grupo de menores que havia sido transferido da Febem Imigrantes iniciou uma rebelião no local.
A PM está ocupando a unidade com homens do canil e da cavalaria. A Folha apurou que a PM considera que houve falha dos monitores, pois os policiais cuidam apenas da segurança das unidades. A escolta dos internos deve ser feita pelos monitores.

Outras fugas
Dois menores renderam uma monitora e fugiram de uma Kombi da Febem, que teve uma pane. A fuga aconteceu anteontem, às 23h40, na rodovia Ayrton Senna, na altura do km 17. W.R.M., 15, e M.F.S., 16, estavam sendo transferidos da unidade da Raposo Tavares para um orfanato no Itaim Paulista (zona leste de SP).
Em Ribeirão Preto (interior de SP), um menor fugiu da Febem ontem à tarde, três dias após a fuga de 49 internos.


Texto Anterior: Gilberto Dimenstein: A Febem somos nós
Próximo Texto: Sem notícias, mães vão ao desespero
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.