São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unicamp divulga relação candidato/vaga

Medicina da Universidade Estadual de Campinas lidera, com 79,7 c/v no próximo vestibular, que começa no dia 19

Com isenção da taxa de inscrição para estudantes que fizeram o ensino médio em escola pública, procura por pedagogia cresce 72,4%


DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS

Medicina é o curso mais concorrido no vestibular 2007 da Unicamp, segundo a relação divulgada ontem pela universidade. Dos 58 cursos em disputa, 37 tiveram redução na relação candidato/vaga, apesar do aumento geral de inscritos.
Das graduações com aumento de disputa, a que teve maior elevação foi tecnologia em informática (integral), que teve 151 inscritos no vestibular passado e neste ano terá 400 concorrentes -aumento de 164,9%. Outro crescimento significativo ocorreu no curso de pedagogia (noturno) -de 9,7 c/v para 16,7 c/v.
Segundo Leandro Tessler, coordenador da comissão que organiza o vestibular, em pedagogia, o aumento pode ser explicado pelo fato de o curso ter sido incluso em um programa de isenção de taxa de inscrição para aqueles que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas. "Houve aumento de 72,4% na procura. O objetivo dessa isenção é criar um vínculo maior entre escola pública e universidade pública."
No caso de tecnologia em informática, de acordo com Tessler, o aumento pode ser explicado por ele ser muito procurado pelos treineiros, que escolhem cursos com baixa relação candidato/vaga. Treineiros são candidatos que ainda não concluíram o ensino médio e fazem a prova como forma de treinar.

Aumento
Além de continuar como o curso mais concorrido, com 79,7 c/v, contra 73,8 c/v do vestibular passado, medicina teve um aumento de 8% no número de inscritos. São 8.767 candidatos, contra 8.118, para 110 vagas.
No geral, houve crescimento de 1,6% do número de inscritos, o que elevou a média de disputa de 16,8 c/v para 17 c/v.
Neste ano, 50.199 inscritos disputam 2.954 vagas em 58 cursos da Unicamp e mais dois da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). No vestibular passado, foram 49.606 candidatos.
O segundo curso mais concorrido é o de medicina na Famerp (45,4 c/v), seguido por arquitetura e urbanismo (noturno) (43,9 c/v), ciências biológicas (integral) (43,8 c/v), midialogia (integral) (37,1 c/v) e farmácia (integral) (35,9 c/v).
Segundo a Unicamp, 26,8% dos inscritos -13.469 candidatos- optaram por participar do Paais (Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social), contra 28,4% no ano passado.
O Paais prevê a concessão de 30 pontos adicionais à nota final para candidatos que fizeram o ensino médio em escolas públicas e outros dez pontos para os que, além de freqüentarem a rede pública, se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.
A primeira fase do vestibular será no dia 19. Os locais de prova da primeira fase serão divulgados dia 9 de novembro na página da instituição (www.comvest.unicamp.br).
(MAURÍCIO SIMIONATO)


Texto Anterior: Central de câmeras em casa de traficante monitorava favela
Próximo Texto: Furto ao BC: Justiça ouve indiciados pelo roubo de R$ 164,8 milhões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.