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Chips vão substituir radares
em São Paulo
Monitoramento eletrônico da frota paulistana a partir de 2011 permitirá intervenções automáticas no fluxo de veículos na cidade
Segundo o secretário, quase 100% dos 15 mil km de vias da cidade serão mapeados com as antenas que
captam os sinais dos chips
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL
A instalação de chips nos
mais de 6 milhões de veículos
de São Paulo, com início previsto para 2011, vai substituir os
radares e facilitar a orientação
do trânsito.
De acordo com o secretário
municipal dos Transportes,
Alexandre de Moraes, praticamente 100% dos cerca de 15 mil
km de vias da cidade serão mapeados com as antenas que captam os sinais dos chips. Hoje,
apenas 8,5% das vias têm monitoramento e fiscalização.
"Com essas antenas, não haverá necessidade mais de instalação de novos radares, porque
elas poderão funcionar como
radares para velocidade, para
leitura automática de placas,
para determinar que numa determinada via naquele momento só possam passar caminhões", afirmou.
Ele citou como exemplo um
problema qualquer de trânsito
na marginal Tietê que congestione a via. Se os técnicos acharem necessário isolar duas faixas apenas para caminhões,
deixando as demais para os carros, a medida poderá ser feita
automaticamente. Hoje, isso só
é possível se houver uma reprogramação de todos os radares
da marginal para identificar a
irregularidade.
Moraes disse também que a
tecnologia vai permitir que as
blitze sejam feitas com menos
interferência de trânsito.
"Hoje, quando tem uma blitz,
há necessidade daquele afunilamento, de ir parando carro
por carro. Esse sistema, já com
uma distância razoável, vai
apontar qual é o veículo que está irregular, seja irregularidade
administrativa ou irregularidade penal, veículo furtado ou
roubado", disse o secretário.
Segundo ele, não existe possibilidade de violação de sigilo
com a nova tecnologia. "Não há
a mínima possibilidade de o
operador que verifica o tráfego
de veículos saber instantaneamente qual é o proprietário daquele veículo. Há uma série de
codificações. Esse é um ponto
para a população ficar absolutamente tranquila."
A licitação para a contratação
do serviço será realizada em
2010. A empresa contratada,
por parceria público-privada
ou concessão, terá de comprar
e instalar os chips, as antenas e
todo o sistema de monitoramento que vai disponibilizar os
dados para os órgãos de fiscalização -CET (Companhia de
Engenharia de Tráfego),
SPTrans e Polícia Militar.
Moraes afirmou que o custo
de instalação dos chips vai ser
bancado pela prefeitura.
O prefeito Gilberto Kassab
(DEM) reconheceu que a tecnologia dos chips permitirá a
instalação de pedágios urbanos, mas afirmou que em São
Paulo isso não vai ocorrer. "Nas
cidades que quiserem implantar o pedágio, é evidente, é uma
tecnologia que pode ser usada.
Na cidade de São Paulo, não haverá pedágio urbano", disse.
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