São Paulo, quinta, 31 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dois morrem após ter internação recusada

SÍLVIA CORRÊA
da Reportagem Local

Duas pessoas morreram na madrugada de anteontem após terem internação recusada em seis hospitais filiados ao SUS (Sistema Único de Saúde) na Grande SP.
O pedreiro Darci Ferreira, 23, foi atropelado por uma moto às 22h de segunda e socorrido ao PS Municipal de São Bernardo (Grande SP), onde deu entrada às 23h. Ele tinha rompimentos no abdômen e estômago, além de fraturas.
O ajudante Luís Carlos Américo, 24, foi internado no mesmo PS à 0h de terça, baleado no estômago.
O PS não faz cirurgias complexas e, por isso, acionou o plantão controlador regional, solicitando a transferência dos feridos.
O plantão controlador é uma central ligada à Secretaria de Estado da Saúde responsável pela busca de vagas de internação na rede de hospitais ligados ao SUS.
Entre a 0h35 e a 1h de terça, seis hospitais se recusaram a receber os pacientes. Ferreira morreu no PS às 3h -quatro horas depois da internação. Américo morreu às 6h -seis horas depois da entrada.
Até o final da tarde de ontem, a secretaria não sabia informar o que havia sido feito entre à 1h e os horários das mortes.
Os hospitais que recusaram os feridos -municipal de Diadema, Nardini, Heliópolis, municipal de Santo André, São Paulo e Ipiranga- alegaram lotação das vagas cirúrgicas, falta de profissionais ou reforma das instalações.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que vai analisar os relatórios para avaliar as medidas cabíveis em cada um dos casos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.