Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Em sua festa de 104 anos, Oscar Niemeyer diz que é tempo de sorrir

DENISE MENCHEN
DO RIO

Para o arquiteto Oscar Niemeyer, é tempo de sorrir. Na festa em que comemorava 104 anos, ontem, ele se disse feliz por avanços do país.

"A arquitetura me ocupou a vida inteira, mas o [tempo] que sobrou eu procurei atuar na parte da política brasileira, para fazer um país mais progressista", disse.

"O Brasil tem melhorado ultimamente, com o Lula, que é amigo do brasileiro. Depois de um tempo a gente pode sorrir um pouco."

O aniversário foi celebrado na noite de ontem com festa em seu escritório, em Copacabana, no Rio.

O arquiteto se alegrou também ao ouvir de amigos que moradores de Avilés, na Espanha, haviam se reunido em frente ao Centro Cultural Niemeyer, projetado por ele, para cantar parabéns. Os moradores também protestavam contra o fechamento do centro, nesta semana, menos de um ano após a inauguração.

Para a mulher de Niemeyer, Vera Lúcia, a paixão pelo trabalho é o segredo da longevidade. "Isso absorve a cabeça dele, ele está sempre pensando em algum projeto novo ou na revista", contou.

A revista a que ela se refere é a "Nosso Caminho - Revista de Arquitetura, Arte e Cultura", cujo exemplar de número 11 foi lançado ontem na festa -com projetos que ele vem desenvolvendo.

Impressionado com o "vigor juvenil" de Niemeyer, o ator Marcos Frota aproveitou a ocasião para tentar convencê-lo a desenvolver os traços de um projeto de uma universidade do circo em Brasília.

Fisicamente, porém, Niemeyer demonstra alguma fragilidade. Movimenta-se com ajuda de uma cadeira de rodas, tem dificuldade para ouvir e a voz soa um pouco fraca. Nada, porém, que o impeça de sorrir.

FOLHA.com
Veja o vídeo feito para Niemeyer em Avilés
www.folha.com/no1022141

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.