Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Acostumados com enchentes, mineiros surfam na chuva

RODRIGO VIZEU
ENVIADO ESPECIAL A GOVERNADOR VALADARES E TUMIRITINGA (MG)

Governador Valadares decretou emergência em decorrência das chuvas. Outros 87 municípios de Minas Gerais fizeram o mesmo até ontem.

Doze bairros da maior cidade do vale do Rio Doce estão inundados. A tranquilidade dos valadarenses, enquanto suas casas estavam sob as águas, chamava atenção. As enchentes são comuns nessa época do ano -esta é a segunda em um mês.

Na região ribeirinha, moradores dizem estar acostumados a subir com os móveis para o segundo andar e a ficar em casa. Mesmo com o alcance da inundação, o município só registrou 192 desalojados.

"Não está exagerado, está tranquilo", afirmou a moradora Fátima Gomes, 52, enquanto ondas invadiam a entrada de sua casa.

Dois jovens em um jet ski passearam pelas águas revoltas do rio Doce - um deles levava uma prancha de surf.

Na zona rural de Tumiritinga, a cheia alagou estradas e isolou 120 famílias. O acesso só era possível por trator ou meia hora de caminhada.

Com a casa acessível apenas por barco, Wantoil de Souza, 51, perdeu toda sua lavoura. Ele disse que a área inunda todo ano.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.