Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Correção da prova do Enem pode ter mais erros, afirma governo

Afirmação consta de resposta dada pelo Inep à Justiça Federal em ação

RENATO MACHADO
DE BRASÍLIA

O Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), reconheceu à Justiça que problemas na correção da prova não se restringiram a um aluno.

A Folha mostrou na quarta-feira que um aluno do colégio paulistano Lourenço Castanho entrou na Justiça para obter uma cópia autenticada da sua redação corrigida, que havia sido anulada na correção do Enem.

A Justiça concedeu liminar favorável ao estudante. Logo em seguida, o Inep disse que a nota mudaria para 880. Até agora a cópia da redação não foi fornecida ao aluno. O prazo termina na segunda-feira.

O Inep divulgou para a imprensa que esse seria o único caso de problemas na redação. No entanto, a procuradora do órgão informou à Justiça Federal que houve um "erro material" na correção da prova de "alguns alunos".

"Em 30/12/2011, a Procuradora Federal do Inep encaminhou via correio eletrônico o ofício nº 4.560, pugnando pela reconsideração da decisão (liminar para o acesso à redação corrigida), haja vista erro material quando da correção das provas de alguns alunos participantes do Enem, dentre as quais a redação do próprio impetrante, que teve a sua prova devidamente corrigida e a nota consequentemente alterada", informa trecho da decisão do juiz federal Luiz Carlos Mota.

NOVA VERSÃO

Ao contrário do que disse à Justiça, o Inep agora afirma que o erro "até onde sabemos, atingiu apenas um participante do Enem 2011 e o problema já foi resolvido com a nova correção da redação".

O órgão disse que o documento citava "provas de alguns alunos", no plural, pois "poderiam haver outros casos". O Inep não explicou qual foi o "erro material".

O Inep não disse se vai entregar a redação e disse apenas que está dentro do prazo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.