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Troca de professor pode prejudicar desempenho ANDRESSA TAFFARELDE SÃO PAULO A grande disparidade entre a posição ocupada por um mesmo colégio no Idesp 2010 e no 2011 surpreendeu especialistas ouvidos pela Folha. Segundo eles, as trocas de docentes e de diretores podem explicar as diferenças de um ano para o outro. "É uma queda muito brusca. Não dá para saber exatamente o que aconteceu, mas pode ser uma mudança de direção ou mesmo de corpo docente. É difícil isso refletir uma disparidade no grupo de alunos, que geralmente se mantém constante de um ano para outro", afirma Sérgio Haddad, coordenador-geral da ONG Ação Educativa. O pesquisador da PUC-SP Artur Costa Neto também aponta o troca-troca de professores como uma das possíveis causas da queda acentuada na avaliação, no período de apenas um ano. "A gestão escolar é fundamental. Mais do que trabalhadores individualizados, uma escola boa tem que ter um trabalho feito em equipe, com uma proposta pedagógica assumida por todos." As políticas educacionais do governo estadual, porém, podem ajudar a minimizar problemas como esses, afirmam os especialistas. "Se muitas escolas pioraram [no desempenho no Idesp], talvez elas [as políticas públicas de educação] não estejam surtindo efeito, talvez precisem ser repensadas", defende o pesquisador da PUC-SP. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
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