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Outro lado

Empresas aéreas dizem que houve situação atípica

DE SÃO PAULO

Uma situação atípica causou os problemas em Congonhas anteontem e ontem, dizem as empresas envolvidas.

A TAM, que segundo passageiros não lhes deu assistência necessária, disse que o mau tempo em São Paulo e o tráfego aéreo intenso prejudicaram as suas operações.

A empresa teve de desviar 13 voos para Congonhas e cancelou outros sete; em quatro, os passageiros foram levados para o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, diz.

A TAM admite não ter encontrado hotéis para todos. "Os passageiros dos voos que sofreram alterações devido ao mau tempo foram acomodados conforme a disponibilidade da rede hoteleira da cidade, sobrecarregada por eventos como a Indy e a Feira das Noivas", informou.

A resolução da Anac que obriga as empresas a prestar assistência aos passageiros foi cumprida, diz a empresa. A Gol, que teve de cancelar seis voos, alterou partidas para Cumbica e também afirmou ter prestado assistência.

Estatal que gerencia Congonhas, a Infraero atribuiu a situação à chuva. Até as 16h de quinta, os atrasos eram similares à quinta anterior. Das 19h em diante, quando Congonhas fechou, 35% dos voos atrasaram, ante menos de 10% da quinta passada.

A Infraero prevê aumento de 12% no movimento de Congonhas até terça, em razão do feriado. Amanhã, a estatal estima 30% a mais em razão da etapa da Indy.

Sobre o horário de funcionamento do juizado, o Tribunal de Justiça informou que o posto de Congonhas funciona até as 19h baseado na demanda. "Situações imprevistas acontecem -e, se fora do horário de atendimento, as pessoas podem procurar os postos nos dias posteriores."

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