Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Policial com diploma se insubordina, afirma Richa

Governador é contra exigência para PM

DE CURITIBA

Em resposta a críticas sobre o fim da exigência de diploma universitário para ingresso na Polícia Militar do Paraná, o governador Beto Richa (PSDB) disse que policial com curso superior não aceita ordens de um oficial. A declaração foi dada à rádio CBN Curitiba, anteontem.

Richa disse que a exigência "demonstrou não ser uma boa iniciativa", porque "desestimula os jovens que querem entrar na polícia [...] e não têm curso superior".

A lei, aprovada pela Assembleia em 2010, até hoje não foi colocada em prática.

"Outra questão é a de insubordinação, também. Uma pessoa com curso superior muitas vezes não aceita cumprir ordens de um oficial ou um superior", disse Richa.

A lei exige diploma de direito para a Polícia Militar e de engenharia para o Corpo de Bombeiros.

O mesmo texto criou benefícios para policiais. Mas nada foi cumprido, pois a lei depende de regulamentação.

Na quarta, o governo enviou à Assembleia projetos para regulamentar a lei, mas um derruba a exigência.

"Agora ele quer derrubar o que construímos?", disse o presidente da Associação dos Policiais, Cabos e Soldados Militares do Paraná, Laudenir Dotta.

O governo diz que o tema "deverá ser regulamentado posteriormente". Ontem, no Twitter, Richa disse que suas declarações foram descontextualizadas. "Retiramos a exigência para dar oportunidade aos mais jovens que não concluíram o curso superior."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.