Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

À luz de vela, bruxos cantam e dançam em Paranapiacaba

Desmistificar imagem é objetivo de encontro

LILO BARROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

É noite na pacata Paranapiacaba. Uma neblina inunda a rua esburacada e o gramado onde ficam um casarão antigo e um trem enferrujado. No centro, velas são depositadas em um grande caldeirão. Boa parte das pessoas veste longas túnicas brancas, com estrelas e círculos desenhados. Tudo embalado por uma leve canção mística.

Essa até parece uma cena de filme de terror, mas não é. O ritual fez parte da abertura da 9ª Convenção de Bruxas e Magos em Paranapiacaba (distrito de Santo André), anteontem à noite.

"A convenção é para desmistificar a ideia de que bruxas são ruins", diz Tania Gori, que, com fala mansa, põe ordem no ritual. "As bruxas são pessoas boas que pregam o amor à natureza e o bem."

Os participantes dão as mãos e fazem um grande círculo. Chegam a dançar. É nesse ambiente que está Marcelo Afonso, 41, ao lado do filho, mulher, irmã e mãe. Todos vestem branco. Ele saiu do hospital onde trabalha em São Paulo para a convenção, a oitava a que vai. "Aqui, vira todo mundo uma família."

A organização espera 15 mil pessoas em três dias de evento. Até hoje, serão ao menos 150 palestras sobre astrologia, meditação e ufologia, além de dança e música.

Um palestrante é o xamã Marcos Reis, que morou na Amazônia com índios. "Procuro entender a natureza e trazê-la à vida das pessoas."

Por ter todo esse lado místico, a convenção atrai, é claro, curiosos. A farmacêutica Thais Oliveira de Souza participa do ritual pela primeira vez. "Vim por curiosidade. Senti boas energias aqui."

Quem não entende nada do assunto mas aproveita a convenção é o maquinista aposentado Miltom Miranda, que mora há 49 anos na cidade e ajuda a tocar o pequeno restaurante da mulher. "É sempre um dos maiores movimentos de todo o ano."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.