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Aeronáutica pediu para a fiscalização ser reforçada

Recomendação foi feita à Anac, em fevereiro, devido a um acidente

Agência afirma que não recebeu relatório sobre o assunto; sindicato diz que voo de helicóptero é arriscado em São Paulo

RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO
RICARDO BUNDUKY
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em fevereiro, a Aeronáutica recomendou à Anac que criasse "mecanismos" para aumentar a eficiência da fiscalização em escolas de aviação e aeroclubes.

A motivação foi justamente a queda de um helicóptero R22 -igual ao modelo do acidente de ontem- em 27 de outubro de 2008, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

A aeronave, da escola Golden Fly, também fazia voo de instrução, nas proximidades da rodovia Ayrton Senna. Os dois ocupantes saíram ilesos.

Quem fez a recomendação foi o Cenipa, órgão da Aeronáutica que apura e previne acidentes aéreos.

A investigação apontou que falhas nos procedimentos de instrução e de segurança contribuíram para o acidente. A principal suspeita é que a falta de combustível fez o motor perder potência -o helicóptero, então, caiu.

Segundo o Cenipa, o piloto não acompanhou o abastecimento da aeronave e julgou que ela tinha mais combustível do que havia.

Questionada, a Anac disse não ter recebido a recomendação do Cenipa -embora o órgão da Aeronáutica cite a agência como um dos destinatários do documento, emitido em 28 de fevereiro.

A agência diz que procurará hoje o Cenipa -que à tarde havia encerrado o expediente- para verificar se a recomendação foi enviada.

Para Carlos Camacho, diretor de segurança do Sindicato Nacional dos Aeronautas, a operação de helicópteros em São Paulo é arriscada. "É um paliteiro sendo sobrevoado."

Ele diz que o problema está na baixa altitude em que os helicópteros sobrevoam a cidade, entre 150 a 240 m. "Em Nova York, só voam helicópteros nessa altitude em extrema necessidade."

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