Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sessão da Câmara de Taboão acaba em quebra-quebra, bombas e tiros

Impasse na desapropriação de duas áreas deu início à confusão

Bob Donask/Folhapress
Cadeiras quebradas após confusão na Câmara Municipal de Taboão da Serra, em São Paulo
Cadeiras quebradas após confusão na Câmara Municipal de Taboão da Serra, em São Paulo

DE SÃO PAULO

Um impasse na votação de projeto que desapropriava áreas para moradias populares em Taboão da Serra (Grande São Paulo) terminou em quebra-quebra na Câmara Municipal, com ao menos 30 cadeiras quebradas, dois guardas-civis e três sem-teto feridos, tiros para o alto, bombas de efeito moral e gás pimenta.

Para que o projeto do prefeito Evilásio Farias (PSB) -que não é candidato à reeleição- entrasse em votação, eram necessárias as assinaturas de 9 dos 13 vereadores. Como apenas oito assinaram, o presidente da Câmara, José Macário (PT), pediu a suspensão da sessão por 10 minutos para tentar um acordo. Ao menos 400 pessoas ligadas ao MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) se revoltaram após a suspensão.

Manifestantes forçaram a grade que separa o público do espaço dos vereadores e teve início a confusão, que durou cerca de 20 minutos. Duas luminárias e pedaços de cadeira foram jogados contra os parlamentares.

Retirados pela Guarda Civil, os manifestantes jogaram pedras e quebraram as portas de vidro da entrada. Os guardas lançaram bombas de efeito moral e deram tiros para o alto. A confusão só terminou com a chegada da PM.

Três pessoas ligadas ao MTST foram levadas à delegacia e liberadas. Segundo Vanessa de Souza, coordenadora estadual do MTST, foi o prefeito quem ligou para avisar que seria importante o grupo comparecer à sessão.

Vanessa diz que não foram os sem-teto quem começaram a confusão. "Tinha um monte de gente que não fazia parte do movimento." Segundo ela, três militantes foram ao hospital, mas outros feridos optaram por não ir. (MARTHA ALVES)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.