Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

USP sobe 20 colocações em ranking britânico

No Times Higher Education, ela está em 158ª entre as melhores universidades

Instituição brasileira aparece como a melhor da América Latina; Unicamp está entre a 251ª e a 275ª posição

DE SÃO PAULO

A USP subiu 20 posições no ranking britânico Times Higher Education, um dos mais respeitados do mundo, e ficou classificada como a 158ª melhor universidade.

É a posição mais alta dela na lista, que cita 400 instituições. E a universidade paulista segue como a melhor da América Latina.

Outra escola brasileira que aparece no levantamento é a Unicamp, no bloco entre o 251º e o 275º posto (a partir do 201º lugar, as escolas aparecem em grupos de 25).

O ranking britânico avalia 13 quesitos, que são agrupados em cinco áreas: ensino; pesquisa; citações (número de vezes que as pesquisas são citadas por outras pesquisas); inovação; e internacionalização.

Entre 2011 e este ano, a USP avançou mais nos indicadores de citações (nota 61% maior) e inovação (20%).

O ponto mais fraco da universidade foi o de ensino, em que a nota cresceu apenas 2%. A opinião de pesquisadores do mundo todo é o que mais pesa nessa área.

A instituição já havia melhorado também em outra listagem internacional, o QS, divulgada no mês passado.

POLÍTICAS RECENTES

Para o reitor da USP, João Grandino Rodas, os resultados mostram que políticas adotadas recentemente começam a dar resultado.

Ele cita como exemplo o financiamento de pesquisas feito com o Orçamento da própria instituição. Até então, eram feitas só com recursos de agências externas.

"Claro que sabemos que temos muito a melhorar. E precisaremos nos esforçar muito para manter essas posições ou subir mais", disse.

Um dos pontos a serem aprimorados, diz, é a estrutura para receber estudantes estrangeiros -que impacta na nota de internacionalização.

TOPO

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Tecnológico da Califórnia (EUA) liderou o Times Higher Education. A Universidade de Oxford (Reino Unido) passou Harvard (EUA) e empatou com Stanford (EUA) na segunda colocação.

A metodologia do Times Higher Education foi uma das que inspiraram o RUF (Ranking Universitário Folha), cuja primeira edição foi lançada mês passado.

Na listagem da Folha, a USP apareceu como a melhor universidade do país, seguida pela federal de Minas Gerais. (FÁBIO TAKAHASHI)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.