Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Adolfo Lemes Gilioli (1921-2012)

Engenheiro, perito e professor

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Adolfo Lemes Gilioli formou-se em engenharia química na Poli-USP, mas deu aulas de oratória. Também cursou jornalismo, mas trabalhou como perito criminal.

Ao longo de seus 91 anos, exerceu diversas atividades. Esteve ativo até o fim da vida.

Paulista de Lins, filho de um alfaiate e de uma dona de casa, veio à capital assim que terminou o ginásio. Decidiu fazer o cursinho para a Poli.

Formado, trabalhou em indústrias por um tempo, como engenheiro responsável.

Mas sua formação não se restringiu à engenharia. Cursou jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, perícia criminalística na Academia de Polícia e ainda estudou na Escola Superior de Guerra.

Como professor, ensinou física, química, matemática e desenho industrial, em escolas como o Mackenzie e o Anglo Latino. Montou e dirigiu o próprio colégio, o Instituto Kennedy de Educação, que tinha cursos técnicos.

Foi presidente da associação dos peritos e aposentou-se na profissão aos 70 anos.

Como lembra um dos filhos, também chamado Adolfo, o pai adorava preparar seus livros e cursos. "Não fazia pensando em faturar, mas por prazer", afirma.

Publicou, entre outros, "Código de Ética do Perito Criminal", "Liderança e Oratória: o Cavaleiro da Eloquência" e "Lins, Terra Querida - A Trajetória de uma Ialense".

Deu cursos de oratória e, em sua terra natal, ajudou a fundar a Academia Linense de Letras, da qual foi presidente.

Na terça (16), estava numa reunião quando foi ao banheiro e não voltou. Sofreu um infarto. Viúvo, teve cinco filhos, oito netos e uma bisneta.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.