Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Palmas quer climatizador em praça para aliviar calor de até 45°C

CECÍLIA SANTOS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
EM PALMAS (TO)

Por causa do clima quente em Palmas, capital do Estado, o governo do Tocantins decidiu abrir uma licitação para instalar seis climatizadores na praça dos Girassóis.

No texto do edital, o governo diz que o uso dos climatizadores pode "revigorar o indivíduo desde o desportista até o transeunte, quer hidratando-o, quer minimizando os efeitos do forte calor".

O custo previsto é de R$ 48 mil, e a empresa vencedora poderá explorar o espaço publicitário nos equipamentos.

A eficácia da medida, no entanto, é contestada pela professora Patrícia Orfila, do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Tocantins.

Para ela, os climatizadores servem mais como "outdoor" para publicidade do que para amenizar o calor.

"Em Palmas, o clima é mais quente do que no Rio, onde há esses equipamentos na orla de Ipanema. Eles podem servir na praia, mas não em uma cidade em que chega a fazer 45°C. Vai ser inútil", afirmou.

"A água que sai desses equipamentos vai ser quente. Como a praça é toda pavimentada, a sensação vai ser de 'cozimento'", disse.

A praça, de 570 mil metros quadrados, é utilizada para práticas esportivas e de lazer e recebe muitos turistas, além de sediar parte da estrutura dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado.

A concessão de uso é de 36 meses, podendo ser prorrogada. O secretário estadual de Juventude e Esportes, Olyntho Neto, não atendeu a reportagem.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.