São Paulo, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Grau de investimento" virá com o PAC, afirma ministro

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DE LONDRES

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem em Londres que o PAC vai levar o Brasil a alcançar o mesmo "investment grade" obtido pela Índia anteontem.
"O que está faltando [para a nota, concedida por agências de classificação de risco e que representa melhores condições para empréstimos], além do fortalecimento dos fundamentos macroeconômicos, é crescimento maior e redução maior da dívida pública, que poderão ser alcançados com o PAC."
"Não podemos ter um crescimento de 10% ao ano, mas, crescendo de 4% a 5%, teremos condições de competir com esses países [China, Índia e Rússia, que formam o Bric]."
Sobre as projeções do Tesouro que mostravam queda da taxa de crescimento do país de 5% para 3,65% a partir de 2011, ele disse que elas foram "um cochilo" e que serão revisadas.
"O Tesouro manteve as previsões antigas a partir de 2011, não fez uma revisão a partir do PAC. Elas estão equivocadas."
Em linha com a disposição do governo Lula de negociar ao menos parte da lista de reivindicações dos governadores, Mantega afirmou que pontos como a divisão de recursos do Fundeb são negociáveis.


Texto Anterior: PIB da Rússia cresce 6,7%; o do México, 4,8%
Próximo Texto: Tecnologia: Lucro do Google triplica no 4º trimestre e chega a US$ 1 bi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.