São Paulo, terça-feira, 01 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALIMENTOS

Obesidade é preocupação

Pepsi limita anúncios dirigidos às crianças

DA REDAÇÃO

A PepsiCo, um dos maiores fabricantes mundiais de refrigerantes e salgadinhos, vai restringir voluntariamente sua propaganda dirigida às crianças, além de limitar o tamanho das porções dos produtos vendidos em escolas nos Estados Unidos.
O setor de alimentos e bebidas vem se esforçando para mostrar que pode se auto-regulamentar, em meio à pressão de governos da Europa e dos EUA para controlar a obesidade.
A Comissão Européia, por exemplo, ameaçou proibir propagandas de comida e bebida a crianças se o setor não mudar seu comportamento e o Reino Unido avalia colocar avisos vermelhos em produtos gordurosos.
Executivos da PepsiCo disseram ao jornal "Financial Times" que as bebidas de cola não seriam mais anunciadas a crianças de menos de 12 anos e que os produtos da linha Cheetos não teriam propagandas para menores de oito anos.
Além disso, a empresa substituiu o Cheetos frito por uma alternativa assada, mais saudável, nas escolas. As porções foram limitadas a 150 calorias em escolas de até 4ª série e a 300 calorias nas demais escolas.
Segundo os funcionários, a decisão foi tomada há vários meses, mas a empresa escolheu não torná-la pública, diferentemente da Kraft, que atraiu atenção ao anunciar que ia reduzir as propagandas para crianças.
Críticos dizem, porém, que a redução dos anúncios diretos para crianças não resolve o problema, já que a propaganda dos produtos ainda pode chegar às crianças por meio do marketing indireto, como apoio a esportes ou merchandising na TV e em filmes.

Auto-regulamentação
Executivos da Pepsi já manifestaram sua posição a favor da auto-regulamentação do setor e contra o banimento completo das propagandas de comidas e bebidas a crianças, dizendo que isso reduz a possibilidade de a empresa fazer propaganda de estilos de vida saudáveis.
Eles argumentam que o melhor modo de reduzir a obesidade infantil é incentivar as crianças a se exercitarem mais.


Texto Anterior: Impostos: Declaração do IR já pode ser entregue hoje
Próximo Texto: Telefonia: Aumentam tarifas de telefone celular
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.