São Paulo, terça-feira, 01 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anatel deverá arbitrar disputa de operadoras

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai arbitrar a disputa entre as operadoras de telefonia celular e as de telefonia fixa a respeito do reajuste das tarifas de interconexão -pagas pelas empresas quando uma usa a rede da outra para completar chamadas.
A Anatel teve que entrar na disputa porque a negociação entre as empresas fracassou. A arbitragem foi pedida pelas operadoras Vivo, TIM e Claro.
Enquanto não houver decisão da agência sobre as tarifas de interconexão, não haverá reajuste da tarifa paga pelo consumidor quando faz uma ligação de um telefone fixo para um celular.
As operadoras de telefonia fixa estavam pedindo o reajuste das tarifas cobradas nas ligações para telefones celulares pelo IGP-DI acumulado nos últimos 12 meses (11,61%). Na argumentação das operadoras fixas, o reajuste é contratual e não depende das negociações das tarifas de interconexão.
Ontem, o superintendente de Serviços Públicos da Anatel, Marcos Bafutto, reafirmou a posição da agência de só autorizar o reajuste das tarifas fixo-celular depois de resolvida a briga da interconexão.
Na contenda, as fixas reclamam que estão subsidiando a ampliação da base de clientes das operadoras de celular porque pagam muito caro pelas tarifas de interconexão (usadas quando as fixas completam ligações de fixo para celular).


Texto Anterior: Telefonia: Aumentam tarifas de telefone celular
Próximo Texto: Trabalho: Bancário faz ato contra doenças profissionais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.