São Paulo, sábado, 01 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

S&P pode dar em um ano "grau de investimento"

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Brasil está no caminho certo para obter o "grau de investimento" (classificação dada a países reconhecidos como bons pagadores), mas precisa diminuir a dívida interna, reformular a legislação tributária e investir em infra-estrutura, disse ontem a presidente da agência de classificação de risco Standard & Poor's, Regina Nunes.
Segundo ela, o Brasil pode atingir o "grau de investimento" no prazo entre um e três anos após a classificação do rating BB+ -nota que antecede o "grau de investimento" e que foi concedida ao Brasil em maio de 2007-, se mantiver sua política monetária e fiscal e continuar contendo a inflação. "É uma média, mas isso pode acontecer até em um ano e alguns meses."
Nunes disse que o pulo da nota BB+ para BBB-("grau de investimento") é o mais demorado. "Apenas 17,3% dos países conseguem o "grau de investimento" de um a três anos."
Ela ressaltou a necessidade de diminuir a dívida interna e relativizou a notícia de que o Brasil agora é credor externo. "Não ter dívida é diferente de ter a dívida líquida zerada."
(MARINA GAZZONI)


Texto Anterior: Bolsa elimina ganhos do ano no último pregão do mês
Próximo Texto: "Subprime": Perda com crise pode chegar a US$ 600 bi, diz UBS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.