São Paulo, segunda-feira, 01 de abril de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.


Os sem-conta
A CEF anuncia na quinta-feira a possibilidade de abertura de conta corrente para os 5 milhões de famílias que recebem programas federais como Bolsa-Escola, Auxílio-Gás e Bolsa-Alimentação. Há 25 milhões de famílias fora do sistema bancário.

Rumo à Copa
A Eletro, rede de eletrodomésticos e eletroeletrônicos do Grupo Pão de Açúcar, dará passagens e estadia para a Copa, com direito a acompanhante, aos autores das três melhores frases ligando o nome da empresa ao do Brasil. O concurso será lançado no sábado.

Ponte
Uma delegação de 50 empresários chineses escolheu um brasileiro para tratar com a comitiva que acompanha o ministro Sergio Amaral (Desenvolvimento) em viagem à China, a partir de amanhã. O despachante Jaime Antônio Filho cuidará dos interesses do grupo que representa, em média, US$ 20 milhões/mês de faturamento.

Agenda
Nos dias 16 e 17 de abril, em São Paulo, Dorothéa Werneck (Apex), Roberto Giannetti da Fonseca (Camex) e Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau) vão discutir o impacto da Alca no desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Caça às bruxas
A fiscalização estadual da Fazenda do Estado de São Paulo acaba de criar um grupo interno para identificar e combater as chamadas teses de economia fiscal lícita.

Tiro certo
O escritório Demarest & Almeida Advogados dá o recado: o Estado deve ir atrás dos sonegadores, e não das empresas que encontram as brechas legais para pagar menos tributos.

Tecnologia baiana
A empresa baiana de tecnologia Unitech está voltando suas forças para o mercado do Sudeste, com o objetivo de fazer o faturamento crescer 25% neste ano. Entre os clientes já conquistados estão a Santos Brasil, empresa de administração do porto de Santos, a Vega Engenharia Ambiental e a Nestlé.

Novo endereço
A Panamco Brasil, responsável por 25% do mercado brasileiro dos produtos Coca-Cola, funciona em novo endereço, a partir de hoje, em São Paulo. A nova sede fica na avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini.

Preferência
A cerveja Kaiser em lata foi o quarto produto mais vendido nos supermercados de São Paulo em março, segundo a revista "Supergiro".

Protesto
O Idec e o Sindicato dos Bancários realizam amanhã ato público contra a Adin proposta pelos bancos para desvinculá-los do Código de Defesa do Consumidor. O julgamento da ação pelo STF será na quarta-feira, em Brasília.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Hiperinflação

A economia argentina dificilmente escapará de uma nova hiperinflação. A avaliação é do economista Guilherme da Nóbrega, do Banco Fibra. Segundo ele, o país não foi capaz de reconhecer suas reais perdas nem o quanto empobreceu nos últimos dez anos. O presidente Eduardo Duhalde não conseguiu repactuar as perdas entre a sociedade e os bancos. Para salvar os bancos, irrigou o mercado com pesos. Mas não havia mais interesse e confiança na moeda argentina.
Agora, diz Nóbrega, somente com um choque haverá solução. Na procura desenfreada por dólares, com perda contínua do valor da moeda nacional, os preços devem explodir. O colapso virá com a hiperinflação. Talvez seja o caminho para a solução.


Próximo Texto: Opinião econômica: A Lei Modelo sobre Garantias Mobiliárias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.