São Paulo, sexta-feira, 01 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPOSTO DE RENDA

Contribuinte com duas ou mais fontes de renda deve fazer o acerto na declaração

Pagar o mensalão todo mês não é vantagem

DA REPORTAGEM LOCAL

Os contribuintes que têm duas ou mais fontes de renda no ano (salário e aluguel ou salário e aposentadoria, por exemplo) podem, se desejarem, fazer o acerto mensal do imposto por meio do chamado mensalão -recolhimento complementar não obrigatório.
Por terem duas ou mais fontes de renda tributáveis, esses contribuintes costumam ter imposto a pagar na declaração. Isso ocorre porque, na maioria dos casos, as rendas são tributadas separadamente durante o ano e somadas na declaração.
Para evitar pagar na declaração, basta fazer o acerto mensalmente. É preciso somar as rendas, calcular o imposto e deduzir o que já foi retido na fonte (se for o caso).
Embora a antecipação evite o pagamento na declaração, ela não é vantajosa. É que o contribuinte pode aplicar o dinheiro que deveria recolher todo mês e pagar de uma só vez, até o último dia de abril do ano seguinte, o mesmo valor. Além disso, pode ser que, devido a abatimentos permitidos pela lei, ele tenha restituição.


Texto Anterior: Luís Nassif: O poder e o mediador
Próximo Texto: Serviço/Folha - IOB Thomson
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.