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ECONOMIA ÉTICA
Investimento total é de US$ 3 milhões
Parceria entre BID e ONGs cria empresa para o comércio solidário
JANAÍNA LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL
Pequenos produtores do Nordeste ganharão na próxima quinta-feira mais uma chance de comercializar seus produtos, quando será oficializada a Ética, mais
nova empresa do país voltada ao
comércio solidário.
Resultado de uma parceria entre o BID (Banco Interamericano
de Desenvolvimento) e organizações não-governamentais
(ONGs), a Ética nasce com um investimento total de US$ 3 milhões. Tem negócios acertados
com Carrefour, Wal-Mart e Pão
de Açúcar. Outros contratos estão
em estudo com supermercados
nordestinos e com a rede de móveis Tok & Stok.
Fora do Brasil, há acordos de
venda fechados com lojas da Alemanha, da Áustria, da Suíça, da
Holanda, da Bélgica, de Luxemburgo e da Itália.
Na lista de produtos comercializados pela Ética, figuram artesanato, brinquedos pedagógicos e
agricultura orgânica. Por enquanto, estão credenciados produtores
de Pernambuco, Rio Grande do
Norte e Alagoas, mas a intenção
da Ética é conquistar gente de todo o Brasil -tanto para comprar
quanto para vender.
"Para nós, a Ética é a esperança
de divulgar nosso trabalho no
Brasil e no exterior. Se não fosse
nossa parceria com as ONGs, já
teríamos fechado as portas", diz
Mário Sérgio Trajano, diretor financeiro da Art Gravatá, uma
cooperativa a 84 quilômetros de
Recife. Lá, nove pessoas fazem
brinquedos pedagógicos.
O comércio solidário é aquele
em que pequenos produtores
vendem sua mercadoria a consumidores preocupados com a existência de relações éticas e solidárias em toda a cadeia produtiva.
Hoje, movimenta por ano mais de
US$ 230 milhões na Europa e cerca de US$ 100 milhões nos Estados Unidos.
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