São Paulo, quinta-feira, 01 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente diz que controlar a inflação é "fácil"

LETÍCIA SANDER
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que a inflação é sua "preocupação cotidiana", mas disse ser um "desafio fácil" controlá-la no caso dos alimentos, por meio de um aumento de produção. Também se mostrou preocupado que especulações sobre reajuste no preço dos combustíveis provocasse alta dos alimentos.
"Acho que a inflação causada pelo alimento, eu tenho dito que aqui no caso do Brasil, eu fico feliz que o povo esteja comendo mais e quero que coma mais e quero que cada vez coma melhor. Porque esse é um desafio fácil de controlar, a inflação, na medida em que a gente trabalhe para aumentar a produção de alimentos", afirmou, ao final de um evento relativo às comemorações do 1º de Maio, no Palácio do Planalto.
Lula classificou o aumento recente no preço dos alimentos de "uma coisa sazonal", que pode ser resolvida no curto prazo.
Disse ainda que a inflação "está sob controle", mas não se pode relaxar. "Nós temos uma meta que está plenamente atingida e nós só precisamos tomar cuidado porque não podemos relaxar em momento algum".
O presidente criticou, na entrevista, as especulações sobre os preços, como no caso do reajuste da gasolina, que acabou anunciado ontem. Ele disse que "daqui a pouco aparece alguém com a expectativa de inflação por conta de boatos, e não é possível trabalhar assim". "Daqui a pouco o povo está pagando o preço no quilo de comida que ele come, por um aumento de combustível que não houve. Então, é melhor resolver isso logo", opinou.
Na semana passada, o presidente pediu aos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Reinhold Stephanes (Agricultura) que sejam criadas medidas para estimular a produção de alimentos que estão com preços em alta. Entre as idéias, está a concessão de financiamento a juros reduzidos.


Texto Anterior: Gasolina aumenta 10% nas refinarias
Próximo Texto: Estimativa é de impacto menor no IPCA de maio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.