São Paulo, Sábado, 01 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

APLICAÇÕES
Ibovespa já subiu 67% no ano; todos os investimentos em juros dão ganho real
Bolsa lidera ranking com alta de 6%

da Redação

As Bolsas voltaram a liderar o ranking das aplicações financeiras.Tomando por indicador o Índice Bovespa, a alta em abril chegou a 6,11%, acumulando 67,31% no ano.
Em outros segmentos da renda variável o desempenho foi bem pior. O dólar comercial recuou 2,97%, e o paralelo, 4,44%, devido à volta do crédito externo ao país. O ouro teve desvalorização de 0,95%, ajudado pela recuperação dos preços internacionais do metal.

Renda fixa
Os CDBs (Certificados de Depósito Bancário) prefixados de megainvestidor lideraram a rentabilidade na renda fixa. CDB com taxa ajustada para 19 dias úteis dá 2,31% brutos e 1,85% líquido, sem considerar o IOF de 0,38%.
O rendimento dos FIFs (Fundos de Investimento Financeiro) varia muito, mas, na média, os de 60 dias registraram 1,73% líquido, e os de 30 dias, 1,64%.
O desempenho foi bem melhor que o da poupança, que rendeu 1,1122%, mas é bom lembrar que a caderneta é isenta do IOF. No cálculo dos fundos esse imposto não foi considerado.
De qualquer forma, todas as aplicações possibilitaram ganho real sobre o IGP-M, cuja taxa caiu para apenas 0,71% em abril. Em fevereiro e março, como efeito da maxidesvalorização do real, o IGP-M tinha sido bem maior.
Se o cálculo for feito sobre o IPC da Fipe, por exemplo, que deve fechar o mês em 0,50%, o ganho sobre a inflação cresce.


Texto Anterior: Guaíba teme invasão do MST
Próximo Texto: Luís Nassif: Idéias para o segundo mandato
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.