São Paulo, sábado, 01 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Entenda como os "fundos seguros" perderam ontem

O que são fundos DI e de renda fixa?
Os fundos DI e de renda fixa têm sua rentabilidade atrelada às taxas de juros. Os primeiros acompanham as taxas pós-fixadas. Já os segundos têm sua rentabilidade amarrada aos juros prefixados. Ambos devem ter, no mínimo, 80% de sua carteira aplicada em títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional ou pelo Banco Central ou por empresas privadas com baixo risco de crédito.

Por que esses fundos, considerados tão seguros, tiveram perdas tão grandes?
Esses fundos são considerados seguros porque não aplicam em ativos considerados agressivos. Ao mesmo tempo, os títulos públicos, que formam a carteira desses fundos, são tidos como papéis de baixo risco, já que, geralmente, a hipótese de calote do governo federal é considerada remota.
O que vem acontecendo recentemente é que esse risco de calote, geralmente percebido como pequeno, vem aumentando. Uma das causas disso são as incertezas sobre o que o próximo presidente da República eleito fará com a dívida interna.
Outra razão para o medo de calote vem do grande crescimento da dívida pública nos últimos anos e da sua composição, considerada explosiva. Aproximadamente 80% da dívida pública é pós-fixada, corrigida por juros e pelo dólar. A recente disparada da moeda norte-americana tem, portanto, feito a dívida aumentar ainda mais.

Por que as novas regras de contabilidade dos fundos revelaram perdas tão expressivas ontem?
Porque a maior parte dos fundos não considerava a desvalorização que os preços dos títulos públicos, principalmente as chamadas LFTs, vinham sofrendo no mercado recentemente. Essa desvalorização tem sido provocada pelo crescente risco de crédito. A partir de agora, os fundos terão de refletir essas variações diárias nos valores dos ativos.


Texto Anterior: BC admite prejuízos maiores e pede calma a investidores
Próximo Texto: Opinião econômica - Gesner Oliveira: Como anda a economia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.